segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Resultado da turma de Informatica II (sexta feira)
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Resultados
Lembro que para aumentar as imagens abaixo, basta clicar nas figuras dos boletins da sua turma desejada!
Na medida do possivel,
Feliz Natal e um prospero ano novo !!!
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Office 2010: nova versão do pacote de aplicativos mais popular do mundo.
Download Microsoft Office 2010 Beta
2010 já está logo aí. E junto com o novo ano, uma nova versão do pacote Office também promete ser lançada pela Microsoft. O Beta já está disponível para testes. É claro que já baixei, e você vê agora a minha primeira impressão.
Apesar da versão Beta ainda estar longe de ser aquilo que a Microsoft promete em sua versão final, o pacote que baixei, o Office Professional, já traz algumas mudanças no visual, algumas novas funções que me chamou atenção e alguns bugs acertados. A versão inclui Word, PowerPoint, Outlook, Excel, OneNote, Access, Publisher, InfoPath, SharePoint WorkSpace e Communicator. É claro que muitos dos usuários vão optar pela versão Home, um pouco mais compacta. Exatamente por isso, concentrei o nosso review nos aplicativos mais utilizados.
A Interface Ribbon, que foi o visual integrado na versão 2007 com muitos botões no topo, continua, firme e forte. Mas o povo reclamou e a Microsoft ouviu: o menu “File”, ou “Arquivo”, está de volta na versão 2010. A cor-padrão agora é prata, mas as opções azul e preto continuam por lá. O posicionamento dos botões também mudou um pouco, mas nada que um pouco de costume não resolva. E também, olha só: é possível aplicar alguns efeitos em fotos aqui mesmo, sem precisar utilizar nenhum editor de imagens. Não é nenhum photoshop, mas já dá aquela ajuda!
Ainda na parte de imagens, a turma adicionou o botão “Screenshot”. Agora, é possível tirar uma foto da própria tela do computador e adicioná-la em apresentações. E um outro detalhe que deve agradar os usuários do Word é um upgrade na função copiar/colar. Ao utilizar esse recurso, uma nova janela surge, fornecendo opções de formatação. Assim, o texto é copiado da forma que você quiser, sem trazer lixos ou formatações prévias das fontes originais.
O Office 2010 também será muito mais integrado à web. Na versão Beta isso ainda não está disponível, mas ele vai se conectar ao Office Web Apps e permitir que você acesse seus documentos de qualquer lugar. Com isso, é possível editar um texto em conjunto, mesmo a pessoa estando do outro lado do planeta. Basta que você a convide para ser co-autora de seus documentos. E a versão 2010 ainda oferece a opção de tradução de textos, sem a adição de plugins adicionais. É claro que traduções feitas por máquinas nunca são muito boas, mas já é uma ajuda para quem não domina muito bem outras línguas, né?
O Outlook modernizou-se. Adquiriu, finalmente, a interface Ribbon e aprendeu, de vez, a se integrar com as redes sociais. Ele deixou de ser apenas um leitor de feeds e emails para conectar-se ao Twitter e Facebook. Todas as atualizações podem ser vistas por aqui. Se você quiser testar o Office 2010. O download está disponível na internet gratuitamente e o link está aqui, acima desse texto.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
terça-feira, 29 de setembro de 2009
terça-feira, 25 de agosto de 2009

A comercialização de pacotes deve acontecer ainda em 2009
A tecnologia de acesso à internet banda larga usando redes de transmissão de energia elétrica já leva alguns anos em projetos e testes e, aos poucos, vem se tornando realidade no mercado de consumo brasileiro. Em novembro, a AES Eletropaulo Telecom demonstrou que já está preparada para a oferta comercial.
Embora ainda dependa de regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a fornecedora de infra-estrutura de telecomunicações espera começar a prestação do serviço no primeiro trimestre de 2009, focando o modelo de negócios nas operadoras e provedoras de acesso a internet.
A empresa investiu R$ 20 milhões na tecnologia, que integra a rede de fibra óptica à rede elétrica de baixa tensão, para distribuição da internet em edifícios - residenciais ou comerciais. A conexão com o computador concretiza-se por um modem ligado diretamente na tomada.
Parabéns a Internet !!!

Já são mais de 200 milhões de sites, mais de 1 trilhão de URLs e quase 2 bilhões de usuários
O www completou, em 2009, 20 anos de existência. O "maluco" que inventou a rede mundial de computadores é um cientista inglês chamado Tim Berners Lee. Em duas décadas de vida, já são mais de 200 milhões de sites, mais de 1 trilhão de URLs e quase 2 bilhões de usuários. Quer saber toda a história da Internet? Então confira a matéria acima!Agora... quer fazer uma viagem ao passado e visualizar a internet de anos atrás? No site WayBack Machine, você consegue acessar todos os sites da rede desde a sua criação.
terça-feira, 14 de julho de 2009

Backup: suas informações estão mesmo seguras?
Que o computador é uma das invenções mai
E para garantir a segurança destes dados, uma iniciativa que já incorporou a rotina principalmente do mercado corporativo é o backup. E exatamente em função do caráter trivial, muitas empresas acabam por fazer cópias de segurança sem o devido cuidado que a tarefa exige, o que pode comprometer seriamente o armazenamento dos arquivos.
Dependendo do mercado em que determinada companhia atue, atribui-se ao backup a importância de ser um item fundamental na segurança da informação, do qual se exige um planejamento minucioso de execução que muitos empresários ainda desconhecem.
Basta imaginarmos empresas que movimentam diariamente terabytes em volume de dados, como no caso de grandes instituições financeiras ou mesmo de leilões eletrônicos. É certo que nelas haverá a necessidade de realizar diversas cópias de segurança por dia, como forma de se evitar perdas significativas em caso de interrupção temporária do sistema.
Mas, afinal, quando falamos de arquivos submetidos a backup, quais as falhas recorrentemente detectáveis nas corporações?
São inúmeras. E a primeira delas refere-se às mídias destinadas à gravação. É bastante comum empresas adotarem CDS e DVDS como meios de registro, apesar de serem mídias desaconselháveis para este fim, visto que não possibilitam o backup automático dos dados.
Para elevar a capacidade de armazenamento, outras optam pela utilização das chamadas fitas DAT (e similares), sem se darem conta de que mídias analógicas, além de terem vida útil reduzida, provocam lentidão no acesso aos dados. Resultado? O processo de backup também apresenta morosidade.
Outra possibilidade são as fitas LTO. Embora sejam mais modernas que as DAT, dificilmente empresas de pequeno e médio portes teriam orçamento para custear os altos preços a que são negociadas no mercado. Uma solução para este impasse é salvar a cópia de segurança com base em técnicas que utilizam HDs externos dos computadores aliados a cases USB, que dispensam mídias auxiliares de leitura e são bem menos onerosas.
Ainda que sejam mais seguras, estas mídias requerem um armazenamento apropriado, o que nem sempre observamos no dia-a-dia das empresas. A condição para que elas sejam guardadas próximo aos servidores, CPD ou nas próprias dependências da empresa é de haver um cofre adequado, que assegure a proteção contra roubos e invasões, ou mesmo calamidades como incêndios ou inundações. Parece óbvio, mas a simplicidade da medida muitas vezes faz com que as empresas subestimem os infortúnios e posterguem sua adoção.
A simples ação de salvar as informações em backup gera automaticamente a falsa impressão de que elas estão seguras. Mas as circunstâncias em que são produzidas as cópias de segurança também hão de ser consideradas.
Por ser o procedimento mais fácil, geralmente as empresas executam os backups no próprio servidor, embora detenham, incoerentemente, uma administração de rede cujas informações são descentralizadas entre os desktops e notebooks dos funcionários. Manter os dados sob controle individualizado, sujeitando-os à sorte de não sofrerem falhas críticas ou mesmo de serem roubados, é no mínimo uma estratégia de risco, para não dizer ilógica.
Outro descuido recorrente é não testar com frequência as informações registradas em backup, o que contribui para o aumento da margem de erros, que vão desde arquivos corrompidos até a não-inclusão de dados essenciais para a empresa.
domingo, 14 de junho de 2009

A Microsoft deve anunciar em breve o lançamento do seu antivírus gratuito para computadores. O serviço receberá o nome de Morro, em referência à praia brasileira Morro de São Paulo (BA).
Porta-voz da empresa disse nessa quarta-feira, 10/06, que a companhia está testando versões do produto entre seus funcionários. Também foi garantido que em breve a edição beta do antivírus deve ser disponibilizada no site da Microsoft para testes dos usuários. No entanto, nenhuma data foi confirmada para o lançamento.
O desenvolvimento do Morro está sendo monitorado por investidores. A atenção no novo produto acontece por preocupação com as conseqüências que seu lançamento pode ocasionar na venda dos antivírus pagos da Symantec e McAfee.
De acordo com a Microsoft, o seu antivírus conseguirá oferecer ferramentas para proteger os equipamentos contra uma grande variedade de vírus. O produto provavelmente pode fazer concorrência com a linha mais básica de artigos da Symantec e da McAfee.
sexta-feira, 29 de maio de 2009

Governo do RJ proíbe eletrônicos em salas de aula
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, sancionou na quarta-feira, 27, uma lei que proíbe o uso de vários aparelhos eletrônicos nas salas de aula das escolas estaduais. Os alunos não poderão portar tocadores musicais como iPods, MP3, MP4, além de câmeras fotográficas, agendas eletrônicas e outros gadgets.
A decisão vale tanto para alunos quanto para professores do ensino estadual. A utilização dos aparelhos só será permitida por meio de autorização e após ser comprovado que terá uso pedagógico.
A alteração na lei complementa proibição aplicada a utilização de telefones celulares em colégios públicos, publicada no Diário Oficial em abril de 2008.
Bem então é isso ai pessoal, celular e MP3 em sala de aula nunca mais !!! rs rs rs rs rs
domingo, 24 de maio de 2009
Adicionada !!!
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Win 7, o melhor de todos os Windows
Na última quarta-feira, 7, a Microsoft anunciou durante a abertura da CES - Consumer Electronics Show, o lançamento da versão de testes do sistema operacional Windows 7, substituto do atual Vista.
Anunciado como “o melhor de todos os Windows” pelo CEO da MS, Steve Ballmer, o Windows 7 aposta na conectividade com dispositivos como a televisão, o telefone e o computador através da internet. O sistema ainda permitirá uma movimentação ágil entre as diferentes telas, além de trazer uma configuração mais simples para estabelecer redes de trabalho. Quer baixar a versão de testes do Windows 7? Então acesse este link.
Configurações mínimas para que o sistema funcione corretamente:
Processador 1 GHz 32-bit ou 64-bit
1 GB de memória
16 GB de disco disponível
DirectX 9 com 128 MB de memória (para visualizar o Aero theme)
DVD-R/W Drive
Tamanho do arquivo: 2,5 GIGA
sábado, 2 de maio de 2009
terça-feira, 28 de abril de 2009
Abidjan
Eduardo Madureira
Paulo Cesar
Anderson Machado
Catiuscia
Cristiane Nascimento
Elson
Gabriela
José Augusto
José Nilton
Joyce
Leonardo
Luã
Desculpe-me pela demora, só que devido a um problema no servidor houve um atraso nas postagens, mais ai está à lista dos aprovados do curso de Montagem e Manutenção de segunda e Quarta. Para mais informações mande um email ou me procure na unidade.
domingo, 26 de abril de 2009
NOVIDADE !!!
AMD TERÁ PROCESSADOR COM 16 NÚCLEOS EM 2011 !!!
![]() |
Tecnologia dos servidores chegará aos desktops? |
Os chips Opteron são usados atualmente para servidores, mas avalia que o uso de chips com 8, 12 e 16 núcleos deve popularizar-se entre os desktops ao longo dos próximos anos, dando aos computadores de mesa uma capacidade de processamento incrivelmente superior às das máquinas mais poderosas comercializadas atualmente, como os PCs com chip quad-core de 45 nanômetros da rival Intel, o Corei7.
Web por lazer no trabalho aumenta produtividade .
Segundo um estudo realizado na Universidade de Melbourne, Austrália, navegar na internet por diversão durante o trabalho aumenta a produtividade. O estudo mostrou que pessoas que utilizam a internet para fins pessoais no escritório são quase 9% mais produtivas do que aquelas não o fazem.
Brent Coker, autor da pesquisa, afirmou que navegar na web por lazer no trabalho ajuda a aumentar a concentração dos funcionários. "As pessoas precisam relaxar um pouco para voltarem a se concentrar", disse Coker no site da instituição.
"Pausas curtas e moderadas, como uma rápida navegação na internet, permitem que a mente descanse, levando a uma concentração total maior para o dia de trabalho e, como resultado, aumenta a produtividade", acrescentou ele.
Segundo o estudo feito com 300 funcionários, 70% das pessoas que usam a internet no trabalho também utilizam para diversão. Entre as atividades mais populares estão a busca por informação sobre produtos, leitura de notícias e sites, jogos online e vídeos no Youtube.
"As companhias gastam milhões em softwares para impedir que seus empregados assistam a vídeos, acessem sites de rede social ou façam compras online com o pretexto de que isso custa milhões em perda de produtividade", explicou Coker. "Nem sempre este é o caso".
Entretanto, Coker afirmou que o estudo procurou pessoas que navegam com moderação, ou ficam na internet menos de 20 minutos do tempo total que passam no escritório.
"Aqueles que se comportam com tendências compulsivas na internet terão produtividade menor do que os outros", disse ele.
Sua Carteira de Identidade vai mudar!
domingo, 19 de abril de 2009
Caros alunos e leitores, venho lembrar que nos dias 20 segunda feira, 21 terça feira e 23 quinta feira a nossa unidade não funcionará devido ao ponto facultativo (segunda feira), feriado de Tiradentes (terça feira) e feriado de São Jorge (Quinta feira).
Obs. Lembrando que na quarta feira dia 22 e na sexta feira dia 24 haverá aula normalmente incluindo o sábado dia 25.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Salários em TI.
Como saber se a sua remuneração corresponde à média do cargo? É verdade que em São Paulo os salários são maiores? Certificações fazem o profissional ser mais caro? Quais tecnologias são mais valorizadas pelo mercado? |
Bem, logicamente não sera da noite para o dia que você ira passar a ganhar alguns desses valores citados acima, certificações e diplomas aliados a experiência são fundamentais. |
Empresas não planejam adotar Windows 7 no ano que vem.

Com lançamento previsto para o início de 2010, o Windows 7 não está nos planos de 84% das empresas. Após a má impressão causada pelo Vista, as corporações preferem não alterar o sistemas operacionais dos desktops no ano que vem.
Segundo estudo feito pela Dimensional Research, o motivo central da atual rejeição do Windows 7 foram os problemas encontrados anteriormente no Windows Vista. Outros fatores citados foram mencionados, como o custo de implementação, a compatibilidade do software e o atual ambiente econômico.
Devido às deficiências da versão atual do sistema operacional, a maioria das empresas afirmou que pularia uma versão do Windows. Utilizariam direto o Windows 7, deixando de lado o Vista.
Além do receio na migração para o Windows 7, o estudo revela que, dos 1,1 mil departamentos de TI pesquisados, 50% deles estão considerando a possibilidade de utilizar outras plataformas, como Mac OS e Linux. Até julho do ano passado a porcentagem era de 40%.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Um supercomputador com capacidade de 80 teraflops será a primeira máquina brasileira a fazer parte do Top 500 dos computadores mais poderosos do mundo. A máquina, que ainda não foi batizada, chegará nos próximos meses aos laboratórios da Coppe, na UFRJ, e fará parte da infraestrutura da Rede Galileu de Computação Científica e Visualização.
Cada teraflop representa um trilhão de cálculos por segundo. Com essa capacidade de processamento, a máquina ocupa em torno da 40ª posição no ranking. José Luis Drummond Alves, professor do Laboratório de Métodos Computacionais da Coppe (Lamce), explica que 80 teraflops é o desempenho teórico da máquina.
" A máquina (está) entre os 50 primeiros no Top 500 dos supercomputadores do mundo, "
- Para o tipo de aplicações que desenvolvemos, aceita-se uma eficiência de cerca de 70%, o que leva a um desempenho sustentável para uma aplicação real de 60 teraflops. Os primeiros benchmarks chegaram a 76% de eficiência. O que coloca a máquina entre os 50 primeiros no Top 500 dos supercomputadores do mundo, segundo a listagem de novembro passado.
A Rede Galileu inclui a Petrobras e cinco instituição de ensino dedicadas a estudar questões ligada à exploração de petróleo, especialmente em águas profundas. Os membros do grupo são a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe-UFRJ), Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
A supermáquina terá 1.792 processadores Xeon Série 5500, cada um deles com quatro núcleos. Os chips são a última tecnologia da Intel e foram apresentados na semana passada. Segundo Alves o objetivo inicial era construir uma máquina de 60 teraflops, mas essa velocidade pode ser superada graças aos novos chips. Fabricado pela Sun Microsystems, o computador usará software livre.
Os outros centro de pesquisa também receberão máquinas potentes, com capacidade máxima de 20 teraflops, completando um total de 160 teraflops de processamento. O custo total da infraestrutura foi de R$ 20 milhões, sendo R$ 12 milhões destinados à UFRJ. Segundo Alves, a máquina ocupará cerca de 5m².
- São dez racks de computação, dois de armazenamento (100 terabytes), dois de administração e um de rede.
Alves diz que a equipe da Coppe fez visitas a universidades nos EUA para conhecer as características físicas de um centro de dados desse porte. Ele afirma que a nova arquitetura da Intel, que tem maior densidade de processadores por metro quadrado, e consequentemente maior dissipação, permite um sistema de condicionamento de ar menos caro.
" Toda a parte de refrigeração é feita por água gelada que circula pelos racks "
- Tradicionalmente a estrutura do Data Center é um piso elevado com ar-condicionado pelo assoalho, o que seria muito problemático. Tínhamos um labotatório em construção e adaptamos a infra para receber esse equipamento. Agora temos uma laje, sem piso elevado. Toda a parte de refrigeração é feita por água gelada que circula pelos racks.
Entre as principais funções do supercomputador estarão simulação de reservatório de petróleo, problemas de geomecânica, engenharia de poços, mecânica de fluídos e diversas outras aplicações na área de petróleo. Além disso, a máquina pode trabalhar também modelos ambientais, estudo de circulação atmosférica e oceânica, oceanografia, metereologia, etc.
Microsoft Office 2010 pode ter uso liberado na internet
O novo pacote Office, esperado para 2010, tem novidade interessante para os internautas. Segundo o site TechRadar, o próximo software terá versão gratuita na internet.
Criando concorrência para o Google Documents, o programa trará ferramentas on-line como editores de textos, planilhas e apresentações de slides. O pacote se chamará Office 2010, e não Office 14, como anunciado anteriormente.
De acordo com o site, o programa terá disponibilidade tanto na rede, quanto para instalação normal no computador. Os pacotes também serão vendidos no modo convencional, com os preços variando de acordo com as ferramentas necessárias pelo usuário ou empresa. As informações ainda não foram confirmadas pela Microsoft.
terça-feira, 7 de abril de 2009
domingo, 5 de abril de 2009
AVG anuncia grande atualização: 8.5
Pouco mais de um mês após adquirir a Sana Security, empresa especializada no desenvolvimento de software para prevenção de roubo de identidade, a gigante dos antivírus AVG lançou a versão 8.5 de sua família de produtos de segurança.
O ponto alto do AVG 8.5 é a modalidade de prevenção anti-spywares, ou seja, a solução que visa a evitar o roubo de informações pessoais como senhas, dados bancários, números de cartão de crédito, entre outros.
De acordo com o líder de engenharia da AVG, Martin Sebesta, "A tecnologia provida pela Sana provê proteção constante contra roubo de identidade e será um layer adicional ao que temos".
Batizada de AVG Identity Protection (IDP), a solução tem por trás uma tecnologia de análise de comportamento que verifica se os programas estão rodando como deveriam ou se há alguma atividade suspeita."As ameaças evoluíram de simples vírus para ameaças muito sofisticadas, que fazem uso, inclusive, de engenharia social. O nosso desafio diante disto é desenvolver software que proteja os usuários mas que os deixem trabalhar", explicou Sebesta.
Ameaças na Web
Há algum tempo, a empresa de segurança Symantec relatou que dos 1,1 milhão de malwares, vírus e trojans em circulação, 64 por cento eram novos em 2007. Isto sugere que os produtores de malware estão criando novas variáveis de códigos maliciosos mais rápido do que os softwares de segurança podem detectá-los. E, se a produção de malware continuar neste ritmo, com ameaças dobrando ano a ano, em breve a utilização da Internet se tornará impossível. Saiba mais sobre o tema AQUI.
Na luta contra as ameaças da internet está o AVG, um dos serviços de antivírus mais utilizados do mundo, com 80 milhões de usuários em 167 países, e a empresa acredita que a sua mais recente atualização, tanto para o pacote livre quanto para o pago, é uma medida importante na luta contra os malwares.
Por ocasião da compra da Sana, os executivos da AVG já haviam ido a público justificar que a ação fazia parte da estratégia da empresa para ampliar sua estrutura e trabalhar no melhoramento de seus produtos, que, até então, não contavam com este tipo de proteção.
Windows 7 pode bloquear programas piratas
Circula na internet o boato de que nova versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 7, parece ser capaz de bloquear programas piratas, além de impossibilitar a gravação de áudio que esteja sendo tocado pelos alto-falantes, de modo a impedir a cópia de CDs e arquivos de mídia sonora.
Embora essa possa ser uma tentativa de evitar pirataria, caso o impedimento se confirme na versão final do Windows 7, o sistema operacional se tornaria inadequado para tarefas de edição e gravação profissional de áudio e vídeo. Isso poderia afastar artistas e produtores do Windows e diminuir mais ainda a pequena participação dele na área, hoje dominada por Macintosh.
Bem vindos
Esse blogger tem o intuito de esclarecer algumas duvidas de aula, tanto dos cursos de Montagem e Manutenção de micro como do Básico, avançado e Redes a alunos da FAETEC São Gonçalo.
Seja bem vindo e aproveite o espaço para tirar duvidas do dia a dia ligadas a informática, com certeza irei tentar ao Maximo estar respondendo as duvidas o mais rápido na medida do possível.
Greidson Campos.