terça-feira, 13 de outubro de 2009
terça-feira, 29 de setembro de 2009
terça-feira, 25 de agosto de 2009
A comercialização de pacotes deve acontecer ainda em 2009
A tecnologia de acesso à internet banda larga usando redes de transmissão de energia elétrica já leva alguns anos em projetos e testes e, aos poucos, vem se tornando realidade no mercado de consumo brasileiro. Em novembro, a AES Eletropaulo Telecom demonstrou que já está preparada para a oferta comercial.
Embora ainda dependa de regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a fornecedora de infra-estrutura de telecomunicações espera começar a prestação do serviço no primeiro trimestre de 2009, focando o modelo de negócios nas operadoras e provedoras de acesso a internet.
A empresa investiu R$ 20 milhões na tecnologia, que integra a rede de fibra óptica à rede elétrica de baixa tensão, para distribuição da internet em edifícios - residenciais ou comerciais. A conexão com o computador concretiza-se por um modem ligado diretamente na tomada.
Parabéns a Internet !!!

Já são mais de 200 milhões de sites, mais de 1 trilhão de URLs e quase 2 bilhões de usuários
O www completou, em 2009, 20 anos de existência. O "maluco" que inventou a rede mundial de computadores é um cientista inglês chamado Tim Berners Lee. Em duas décadas de vida, já são mais de 200 milhões de sites, mais de 1 trilhão de URLs e quase 2 bilhões de usuários. Quer saber toda a história da Internet? Então confira a matéria acima!Agora... quer fazer uma viagem ao passado e visualizar a internet de anos atrás? No site WayBack Machine, você consegue acessar todos os sites da rede desde a sua criação.
terça-feira, 14 de julho de 2009

Backup: suas informações estão mesmo seguras?
Que o computador é uma das invenções mai
E para garantir a segurança destes dados, uma iniciativa que já incorporou a rotina principalmente do mercado corporativo é o backup. E exatamente em função do caráter trivial, muitas empresas acabam por fazer cópias de segurança sem o devido cuidado que a tarefa exige, o que pode comprometer seriamente o armazenamento dos arquivos.
Dependendo do mercado em que determinada companhia atue, atribui-se ao backup a importância de ser um item fundamental na segurança da informação, do qual se exige um planejamento minucioso de execução que muitos empresários ainda desconhecem.
Basta imaginarmos empresas que movimentam diariamente terabytes em volume de dados, como no caso de grandes instituições financeiras ou mesmo de leilões eletrônicos. É certo que nelas haverá a necessidade de realizar diversas cópias de segurança por dia, como forma de se evitar perdas significativas em caso de interrupção temporária do sistema.
Mas, afinal, quando falamos de arquivos submetidos a backup, quais as falhas recorrentemente detectáveis nas corporações?
São inúmeras. E a primeira delas refere-se às mídias destinadas à gravação. É bastante comum empresas adotarem CDS e DVDS como meios de registro, apesar de serem mídias desaconselháveis para este fim, visto que não possibilitam o backup automático dos dados.
Para elevar a capacidade de armazenamento, outras optam pela utilização das chamadas fitas DAT (e similares), sem se darem conta de que mídias analógicas, além de terem vida útil reduzida, provocam lentidão no acesso aos dados. Resultado? O processo de backup também apresenta morosidade.
Outra possibilidade são as fitas LTO. Embora sejam mais modernas que as DAT, dificilmente empresas de pequeno e médio portes teriam orçamento para custear os altos preços a que são negociadas no mercado. Uma solução para este impasse é salvar a cópia de segurança com base em técnicas que utilizam HDs externos dos computadores aliados a cases USB, que dispensam mídias auxiliares de leitura e são bem menos onerosas.
Ainda que sejam mais seguras, estas mídias requerem um armazenamento apropriado, o que nem sempre observamos no dia-a-dia das empresas. A condição para que elas sejam guardadas próximo aos servidores, CPD ou nas próprias dependências da empresa é de haver um cofre adequado, que assegure a proteção contra roubos e invasões, ou mesmo calamidades como incêndios ou inundações. Parece óbvio, mas a simplicidade da medida muitas vezes faz com que as empresas subestimem os infortúnios e posterguem sua adoção.
A simples ação de salvar as informações em backup gera automaticamente a falsa impressão de que elas estão seguras. Mas as circunstâncias em que são produzidas as cópias de segurança também hão de ser consideradas.
Por ser o procedimento mais fácil, geralmente as empresas executam os backups no próprio servidor, embora detenham, incoerentemente, uma administração de rede cujas informações são descentralizadas entre os desktops e notebooks dos funcionários. Manter os dados sob controle individualizado, sujeitando-os à sorte de não sofrerem falhas críticas ou mesmo de serem roubados, é no mínimo uma estratégia de risco, para não dizer ilógica.
Outro descuido recorrente é não testar com frequência as informações registradas em backup, o que contribui para o aumento da margem de erros, que vão desde arquivos corrompidos até a não-inclusão de dados essenciais para a empresa.
domingo, 14 de junho de 2009

A Microsoft deve anunciar em breve o lançamento do seu antivírus gratuito para computadores. O serviço receberá o nome de Morro, em referência à praia brasileira Morro de São Paulo (BA).
Porta-voz da empresa disse nessa quarta-feira, 10/06, que a companhia está testando versões do produto entre seus funcionários. Também foi garantido que em breve a edição beta do antivírus deve ser disponibilizada no site da Microsoft para testes dos usuários. No entanto, nenhuma data foi confirmada para o lançamento.
O desenvolvimento do Morro está sendo monitorado por investidores. A atenção no novo produto acontece por preocupação com as conseqüências que seu lançamento pode ocasionar na venda dos antivírus pagos da Symantec e McAfee.
De acordo com a Microsoft, o seu antivírus conseguirá oferecer ferramentas para proteger os equipamentos contra uma grande variedade de vírus. O produto provavelmente pode fazer concorrência com a linha mais básica de artigos da Symantec e da McAfee.
sexta-feira, 29 de maio de 2009

Governo do RJ proíbe eletrônicos em salas de aula
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, sancionou na quarta-feira, 27, uma lei que proíbe o uso de vários aparelhos eletrônicos nas salas de aula das escolas estaduais. Os alunos não poderão portar tocadores musicais como iPods, MP3, MP4, além de câmeras fotográficas, agendas eletrônicas e outros gadgets.
A decisão vale tanto para alunos quanto para professores do ensino estadual. A utilização dos aparelhos só será permitida por meio de autorização e após ser comprovado que terá uso pedagógico.
A alteração na lei complementa proibição aplicada a utilização de telefones celulares em colégios públicos, publicada no Diário Oficial em abril de 2008.
Bem então é isso ai pessoal, celular e MP3 em sala de aula nunca mais !!! rs rs rs rs rs